quarta-feira, 27 de março de 2013

Mensagem Levada ao Ar" Programa Odelair Ferdin" 27/03/2013

HAVIA UM HOMEM MUITO RICO.- QUE POSSUÍA MUITOS BENS: UMA BELA FAZENDA E VÁRIOS EMPREGADOS A SEU SERVIÇO. TINHA UM ÚNICO HERDEIRO QUE, AO CONTRARIO DO PAI, NÃO GOSTAVA DE TRABALHAR E NEM DE COMPROMISSOS SÉRIOS. O QUE MAIS GOSTAVA ERA FREQUENTAR FESTAS, ESTAR COM SEUS AMIGOS E SER BAJULADOS POR ELES.

SEU PAI SEMPRE O ADVERTIA QUE ESSE AMIGOS, PELAS SUAS OBSERVAÇÕES , ERAM INTERESSEIROS E SÓ ESTARIAM AO SEU LADO ENQUANTO ESTIVESSE O QUE LHES OFERECER, DEPOIS, CERTAMENTE O ABANDONARIAM. OS INSISTENTES CONSELHOS DO PAI PARA QUE MODIFICASSE SUA MANEIRA DE VIVER, NÃO ENCONTRAVAM RESSONANCIA NOS OUVIDOS DO FILHO.
- UM DIA , O VELHO PAI, JÁ AVANÇADO EM IDADE, MANDOU QUE SEUS EMPREGADOS CONSTRUÍSSEM UM PEQUENO CELEIRO. DEPOIS, DENTRO DELE, ELE PRÓPRIO CONSTRUIU UMA FORCA. COLOCANDO JUNTO A ELA UMA PLACA COM SEGUINTES DIZERES: “PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE SEU PAI.”
MAIS TARDE , CHAMOU O FILHO E , CONDUZINDO-O ATÉ O CELEREIRO, FALOU-LHE.
- JÁ ESTOU VELHO MEU FILHO: QUANDO EU PARTIR , VOCÊ ASSUMIRÁ TUDO O QUE TENHO, MAS EU SEI QUAL SERÁ O SEU FUTURO: PREVEJO QUE DEIXARÁ  A FAZENDA NAS MÃOS DOS EMPREGADOS E IRÁ GASTAR TODO O DINHEIRO COM SEUS FALSOS AMIGOS:IRÁ VENDER TODO O GADO E COM OS DEMAIS BENS PARA SUSTENTAR E QUANDO ESTIVER NA BEIRA DA MISÉRIA, VAI ARRENPENDER-SE AMARGAMENTE POR NUNCA TER DADO OUVIDOS A MIM.
- E , MOSTRANDO A FORCA QUE HAVIA FEITO COM SAS PROPRIAS MÃOS, FALOU COM EMOÇAO:- CONSTRUI ESTA FORCA, PARA O CASO DE ACONTECER TUDO O QUE ACABEI DE LHE DIZER, VOCÊ SE ENFORCAR NELA.PROMETE-ME ISSO? O JOVEM SORRIU, ACHOU TUDO UM ABSURDO, MAS, PARA NÃO CONTRARIAR O PAI, PROMETEU QUE ASSIM FARIA.
O TEMPO PASSOU: O PAI MORREU E TUDO O QUE ELE ANTCIPARA, ACONTECEU:O FILHO ACABOU COM A FORTUNA HERDADA: GASTOU TUDO O QUE TINHA E FOI VENDENDO SUAS PROPRIEDADES ATE FICAR QUASE NADA: PERDEU , ENTÃO, OS AMIGOS, E MAIS AINDA, A DIGNIDADE.
ESTANDO AFLITO E DESESPERADO, COMEÇOU A REFLETIR SOBRE SUA VIDA E VIU QUE NÃO PASSAVA DE UM GRANDE TOLO. LEMBROU-SE , ENTÃO , DO PAI, E COMEÇOU A CHORAR DIZENDO:
AH, MEU PAI SE EU TIVESSE, OUVIDO SEUS CONSELHOS... NÃO ESTARIA, AGORA, NESTA SITUAÇÃO. MAS É TARDE... É MUITO TARDE!
COM MUITO PESAR, O JOVEM LEVANTOU OS OLHOS E AVISTOU AO LONGE O PEQUENO CELEIRO: ERA A ULTIMA COISA QUE LHE RESTARA. SENTIU-SE LEVADO, SEM QUERER, ATÉ LÁ, QUANDO VIU A FORCA E A PLACA EMPOEIRADA. ENTÃO, AMARGURADO, PENSOU:
- NUNCA SEGUI AS PALAVRAS DE MEU PAI:NUNCA CONSEGUI ALEGRÁ-LO EM VIDA, MAS PELO MENOS DESTA VEZ VOU FAZER A VONDADE DELE: VOU CUMPRIR A PROMESSA FEITA NAQUELE DIA.
-SUBIU NOS DEGRAUS DA ESTRUTURA DA FORCA, COLOCU A CORDA NO PESCOÇO E NESTE MOMENTO, UM PENSAMENTO VEIO A CABEÇA: ‘ SE EU ESTIVESSE UMA NOVA CHANCE, MINHA VIDA NÃO TERMINARIA AQUI “... FECHOU OS OLHOS E SALTOU PARA A MORTE. SENTIU, POR UM INSTANTE, A CORDA APERTA-LHE A GARGANTA, MAS DE REPENTE, UMA SURPRESA.... A MADEIRA DA FORCA QUEBROU-SE FACILMENTE E O RAPAZ CAIU NO CHÃO SEM SE MACHUCAR. SOBRE ELE CAÍRAM MUITAS JÓIAS QUE ESTAVA ESCONDIDAS NA MADEIRA OCA, E UM BILHETE QUE DIZIA: “EIS SUA NOVA CHANCE, MEU FILHO. EU O AMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário